domingo, 30 de outubro de 2011

Os principais fotógrafos da moda mundial





Mert & Marcus
O último item desta lista não é bem um fotógrafo – são dois. A dupla renomadíssima é figura fácil em ensaios das principais revistas do ramo. Mert Alas e Marcus Piggott nasceram na Turquia e no País de Gales, respectivamente, e se conheceram na Inglaterra em 1994 – um era assistente de fotografia e o outro, modelo fotográfico. Ao formarem uma dupla profissional, a sintonia foi tanta que logo estamparam a capa da “Dazed and Confused”.





Patrick Demarchelier
O francês tem trinta anos de carreira e leva no currículo Nicole Kidman, Linda Evangelista, Madonna, Kate Winslet, Janet Jackson... Ok, é inútil listar todas – já deu para entender que o cara tem nome de peso no mundo da moda. “A beleza está em todo lugar, você só precisa abrir os seus olhos”,






Mario Testino
O peruano boa praça também é fã do nosso país tropical e tem livro lançado por essas bandas – o “Mario de Janeiro Testino”, em que publicou fotos da capital carioca e de celebridades brasileiras, incluindo Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. Mario já fotografou de Lady Di a Gisele Bündchen, mas sua musa-mór é mesmo Kate Moss, amiga e mote de outro livro lançado por ele, “Kate Moss by Mario Testino”.





Steven Klein
Lembra aquele ensaio que Madonna fez no Brasil para a revista “W”, no qual conheceu Jesus Luz? Pois é, era ele atrás das lentes. Foi ele também que dirigiu o polêmico clipe de “Alejandro”, da Lady Gaga. Ousado, Klein procura sempre fugir do convencional e tem algo em comum com o próprio Terry Richardson. Suas fotos são provocativas, sexuais, sombrias e lúdicas – e, neste mês, 87 delas ganharam exposição no MuBE, em São Paulo.




Terry Richardson
Nada de maquiagem, cenário arrumadinho e luz bem pensada. Terry Richardson gosta mesmo é da realidade nua – muito nua – e crua, com muito suor, saliva, pele imperfeita e alusões ao sexo.Polêmico (e acusado de abuso sexual por algumas modelos), o americano carrega no portfólio fotos ousadíssimas de celebridades que fariam inveja a qualquer fotógrafo: Gisele Bündchen, Lindsay Lohan, Cindy Crawford... Em 2007, ele esteve no Brasil para produzir o livro “Rio, Cidade Maravilhosa” e fotografou Luiza e Yasmin Brunet totalmente nuas, além de clicar Dercy Gonçalves, Camila Pitanga, Adriane Galisteu e outras.

MODA GNT-
Por Mariana Bradford

Nenhum comentário:

Postar um comentário