segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rua Oscar Freire SP













































































































































































































































































































Rua Oscar Freire


Subprefeitura: Pinheiros
Bairro: Cerqueira César (Jardins), Pinheiros
Início*: Alameda Casa Branca
Término*: Avenida Doutor Arnaldo
Comprimento: 2600 m
Designação anterior: São José e Iguape
(*):O início e o término do logradouro geralmente é indicativo, apontando as vias principais.

Rua Oscar Freire


A rua Oscar Freire é uma rua localizada no bairro Cerqueira César, situado na região nobre da cidade brasileira de São Paulo conhecida como Jardins. Tem início na alameda Casa Branca e vai até a avenida Doutor Arnaldo, no bairro de Pinheiros. Atualmente, a rua não conta com serviço de transporte público passando por suas quadras, porém, em 2014 o governo estadual planeja inaugurar uma estação de metrô na linha 4 - Amarela, já em ritmo avançado de execução.

Origem do nome
O nome da rua é uma homenagem a Oscar Freire de Carvalho, médico e professor catedrático baiano, responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal na então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (atual Faculdade de Medicina da USP), em abril de 1918, e um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo.

Características
É reconhecidamente um dos pontos de comércio mais elegantes da cidade. Apesar de ser uma rua longa (2600 metros) ela reune em poucos quarteirões, nas proximidades do cruzamento com a rua Augusta, algumas das grifes mais famosas e caras do país no ramo de produtos de luxo, como Diesel, Shoulder, La Perla, Le Lis Blanc, Tommy Hilfiger, Forum, Osklen, Camper, H. Stern e Ellus, entre outras.

A rua Oscar Freire, de acordo com a Mystery Shopping International, foi eleita uma das oito ruas mais luxuosas do mundo, e é o mais pujante símbolo dos Jardins, região de São Paulo que concentra grande parte do comércio de rua de luxo do país. Em ruas vicinais, como a Haddock Lobo e a Bela Cintra, também se encontram importantes boutiques de marcas brasileiras e internacionais, como Christian Dior, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Bulgari, Cartier, Giorgio Armani, Armani, Versace, Carlos Miele, NK Store, Marc Jacobs e BO.BÔ além de vários restaurantes e docerias de luxo como o Fasano, Antiquarius, Gero, Rodeio, Tatoo, Häagen-Dazs, Dulca, Cristallo e outros.

Calçadas recém reformadas pela prefeitura.Uma ampla reforma foi realizada durante 2006 ao custo de 8,5 milhões de reais, com enterramento de fios e padronização do mobiliário urbano. Cerca de metade do valor das obras é de origem de verbas municipais. A inauguração ocorreu em 10 de dezembro de 2006, tendo sido marcada pela interdição da passagem de veículos pela rua, experiência que se repetiu mais duas vezes.

Durante a inauguração, porém, houve protestos contra o prefeito, Gilberto Kassab, devido ao aumento de tarifas de ônibus. No convite acerca da inauguração distribuído à imprensa, lia-se em um trecho: "Poeira, marteladas e barulho acabaram. No lugar dos operários, homens e mulheres bem vestidos e com a aparência favorecida em todos os aspectos voltam a circular pelas calçadas da rua Oscar Freire".

Nenhum comentário:

Postar um comentário