sábado, 5 de novembro de 2011

Bolsa Kelly e Birkin Hermés







Algumas bolsas de grandes grifes, como Chanel, Fendi, Louis Vuitton, carregam um contexto histórico por trás de sua criação ou são dedicadas a ícones fashion mundiais e acabam explodindo e virando um verdadeiro “HIT”, passando a serem “consagradas” como It Bag!
Hoje vamos mostrar pra vocês a história de duas It Bags clássicas da Hermès e a história por trás da consagração de cada uma delas.

Hermès Kelly:




Esta é CLÁSSICA. Leva esse nome por ter sido usada por Grace Kelly para esconder dos paparazzi’s as evidências de sua gravidez. A foto de Grace Kelly usando a bolsa para esconder sua barriga foi parar na capa da revista Life e consagrou a bolsa da Hermés, que mais tarde ganhou uma “prima” muitíssimo famosa e um pouco parecida - não tanto a ponto de serem confundidas - a Hermès Birkin, para qual perdeu um pouco de seu prestígio.




Hermès Birkin

Talvez a mais famosa dentre a It Bags, a Hermès Birkin é um mito se tratando de bolsas. Foi dedicada à Jane Birkin em 1984 em um vôo da Air France, de Paris para Londres. Jane Birkin ao tirar sua agenda para fora de sua bolsa, deixou que todos os papéis caíssem e então se queixou da falta de espaço em sua bolsa. Então Jean-Louis Dumas, na época presidente da Hermès, se inspirou na queixa de Birkin e “criou” a bolsa que foi dedicada à atriz e levava seu nome.
A bolsa Birkin é toda feita a mão e demora até 2 semanas para ser produzida. Por anos, as clientes deviam entrar em uma fila de espera que durava até 2 anos. A Hermès dizia que o couro exótico usado para produzir a bolsa era colhido em secas onde os animais morriam, ou seja, situações esporádicas. Mas em 2008 um vendedor do ebay (ebay.com) que driblava a fila de espera e chegou a comprar 130 Birkins num período de 3 meses em 2005, lançou seu livro intitulado “Bringing Home the Birkin” (Levando a Birkin pra casa) desvendando a fila de espera da Hermès, provando que se tratava apenas de uma estratégia de marketing. Assim, em 2010 a Hermès anunciou o fim da fila de espera para compra da Birkin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário