terça-feira, 16 de novembro de 2010

Carlos Miele

























































































































Carlos Miele é um estilista brasileiro, dono da grife M.Officer e da marca que leva seu próprio nome é referência no Brasil e Estados Unidos.

Nascido em São Paulo, Carlos Miele é um criador multidisciplinar cuja produção teve origem no design de moda. Uma das principais características de seu trabalho é a convergência criativa entre design com combinações de artesanato e luxo. Suas criações transcendem a influência das raízes brasileiras, recriando-as para novos públicos. Considerado por Suzy Menkes, do The International Herald Tribune, como “mestre das cores vibrantes e do delicado trabalho artesanal” e “por ter levado o artesanato ao nível da alta-costura”, o designer sempre obteve uma excelente repercussão junto à imprensa internacional e principais formadores de opinião nos 14 desfiles apresentados na Semana de Moda de Nova Iorque, da qual faz parte.

A capacidade de Carlos Miele em combinar design com consciência social permitiu que ele desenvolvesse parcerias inovadoras com cooperativas artesanais de diversas regiões do país. Miele traz as técnicas artesanais do dia-a-dia, que estavam aos poucos sendo esquecidas, para as passarelas e importantes lojas internacionais, criando uma conexão entre dois mundos que normalmente não se encontrariam. O designer também criou um projeto internacional com a Rainforest Foundation – US, fundada por Sting e Trudy Styler em 1989. Miele convidou apoiadores como Scarlett Johansson, Michael Roberts, Camilla Belle, Rachel Zoe, Alice Braga, Carol Trentini e Diana Picasso para criar camisetas especiais para ajudar os programas da Fundação, contribuindo para a preservação das florestas e assegurando os direitos dos índios que as chamam de lar e que a têm protegido por milênios. Em junho de 2010, Carlos Miele também lançou uma edição limitada de lenços em prol da ação “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” em parceria com a Vogue América e o CFDA, Conselho de Designers de Moda da América. Sendo o primeiro designer brasileiro a criar uma camiseta para a campanha, Carlos Miele voltou a apoiar a iniciativa. Os lenços de chiffon de seda com estampas exclusivas, criadas por Miele, terão 20% da renda revertida em prol da pesquisa do Câncer de Mama, informações sobre a doença, triagem e atendimento de mulheres no Brasil e nos Estados Unidos.

Miele é também um artista multimídia que optou por um sistema informal para sua formação em artes. Sempre em constante experimentação, ele apresenta um trabalho que transita entre diferentes fronteiras e linguagens, concebendo performances de arte - tanto para palcos quanto para ruas, seriações fotográficas, livros e roteiros para vídeos de arte. Suas obras já foram apresentadas em museus e instituições de arte como o The Metropolitan Museum of Art, o The John Kennedy Center for the Performing Arts e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) além de participar de diversas exposições individuais e coletivas em países como EUA, Inglaterra, Itália, Suíça, Nigéria, Holanda. Ao longo de sua carreira, Miele já trabalhou em colaboração com importantes artistas como Hermeto Pascoal, Tunga, Paulo Mendes da Rocha (ganhador do “Pritzker Award), Sol LeWitt, Nelson Leirner, Tomie Ohtake, Mário Cravo Neto, Carlinhos Brown, Naná Vasconcelos e Arto Lindsay.

Em junho de 2003, foi inaugurada a primeira loja Carlos Miele no Meatpacking District, em Nova Iorque. O projeto, criado pelo arquiteto e artista visual Hani Rashid, da Asymptote, foi definido pela Time Magazine como um espaço “ao mesmo tempo grandioso e delicado, como se tivesse sido esculpido em gelo derretido, dando a impressão de que as roupas estão flutuando na superfície da água”. Considerada pelo The New York Times como “a paisagem dos sonhos”, a loja se tornou uma das referências da arquitetura contemporânea da cidade, como publicado em mais de 20 livros internacionais como “Architecture Now - 3” e “Absolutely Fabulous” e importantes revistas de arquitetura em diversos países. Representou Nova Iorque na Bienal Internacional de Arquitetura e Design e recebeu vários prêmios, entre eles, dois como “loja do ano”. Em novembro de 2007, o designer inaugurou sua segunda loja internacional na rue Saint-Honoré, em Paris, também com projeto de Hani Rashid. O design da loja de dois andares foi inspirado na mistura de influências que inclui os mestres brasileiros Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx e seus interesses em afinidades abstratas figurativas, o barroco francês e o Art Nouveau parisiense, tudo harmonizado pela precisão herdada dos novos meios tecnológicos em construção e design.

Em agosto de 2005, Miele se tornou membro do CFDA, o conceituado Conselho de Designers de Moda da América e considerado como um dos designers que representa “o futuro da moda” pelo jornal WWD. Convidado para integrar o seleto grupo que inclui nomes como Marc Jacobs, Carolina Herrera, Oscar de la Renta, Narciso Rodrigues e Ralph Lauren, Carlos Miele consolidou seu trabalho internacional e a marca que leva o seu nome se tornou a primeira brasileira a integrar a organização.

Atualmente as coleções de Miele são vendidas em 27 países e agradam celebridades como Jennifer Lopez, Sandra Bullock, Alice Braga, Eva Longoria, Sarah Jessica Parker, Beyoncé, Heidi Klum, Alicia Keys, Brooke Shields e Camila Belle - eleita a nº 1 na lista das “10 mais bem vestidas” da Vogue América, com um vestido longo criado por Carlos Miele. No Brasil, além da sua marca de jeanswear, a M.Officer, considerada uma referência de “modernidade e inovação” e presente nos principais Shopping Centers do país, o designer possui 2 lojas com o seu nome, em São Paulo, localizadas na Rua Bela Cintra e no Shopping Cidade Jardim – cujo projeto arquitetônico foi criado por Miele e é sua maior loja do mundo, com quase 800m2 e desenhada do mesmo modo com que ele cria seu vestidos, como uma figura tridimensonal. Em outras palavras, foi desenhada in loco, dada a dificuldade de ser representada em uma superfície plana. A loja reflete a paixão de Miele por combinar o natural com high-tech, e o resultado é um espaço imprevisível. A arquitetura da loja é diretamente relacionada às proporções do corpo humano, espaço e tempo como notado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky (autor de The Empire of the Ephemeral e Hiper-Moder Times) em uma entrevista à Folha de S. Paulo: “O interessante desta loja é ver como Carlos Miele construiu a identidade da marca na sensualidade do espaço cheio de curvas sinuosas. É como se estivéssemos entrando no corpo de uma mulher. O luxo, hoje, precisa inventar. As marcas não podem simplesmente fazer produtos. Elas também precisam construir ambientes que criem a experiência da marca. Que integrem arquitetura, arte, design, comércio e natureza”.

No final de 2007, Carlos Miele apresentou ao mercado sua nova linha casual, a Miele. A tecnologia e o artesanato brasileiro que sempre foram incorporados de forma inovadora na linha Carlos Miele e agora também aparecem nessa linha mais casual. Com lojas no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Londrina e Curitiba, a marca também é vendida em importantes lojas em mais de 24 países. Em Agosto de 2008 a Miele teve sua primeira loja internacional inaugurada em Miami e em maio de 2009, Carlos Miele lançou a Miele Denim, uma coleção de jeans Premium, ultra-luxuosa criada e fabricada no Brasil para conquistar o mercado internacional.

Em 2008, Carlos Miele lançou sua primeira campanha de anúncios internacional, clicada por Michael Roberts (Fotógrafo e Diretor de Moda e Estilo da Vanity Fair) com a modelo Caroline Trentini. As imagens também fazem parte de um livro fotografado por Michael no Rio de Janeiro, chamado pela New York Magazine de “o mais surpreendente e multi-talentoso livro visual já visto”. Para a Primavera/Verão 2009, Carlos Miele e Michael Roberts escolheram a praia de Ipanema como cenário para a campanha com as modelos Aline Weber e Emanuela de Paula. Em 2010, Carlos Miele escolheu a modelo Alessandra Ambrosio, uma das 5 modelos mais sexies e bem pagas do mundo, para estrelara primeira campanha internacional da sua linha de jeanswear, a Carlos Miele Jeans. A campanha entra no ar no final de setembro. Em julho deste ano, a Vogue América lançou um documentário sobre o trabalho de Carlos Miele para a Vogue.TV. Esta foi a primeira vez que eles dedicaram um programa a um designer brasileiro e fizeram filmagens em NY e no estúdio do designer no Brasil. Em pouco mais de 2 semanas no ar, o vídeo já havia ultrapassado a marca de 7.000 visualizações, sendo o mais assistido entre os programas feito sobre um designer da Vogue TV. Atualmente o programa já passou o dobro desse número em exibições e está entre os mais vistos da Vogue TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário