segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Esporte X Moda
















O esporte vem já há algumas estações inspirando a moda e cada vez mais, moda e esporte se fundem criando um novo conceito de vestir.

A moda por sua vez, também inspira o esporte que há algum tempo têm suas grandes marcas associadas aos grandes criadores.

Exemplo disso a Adidas, que em parceria com Stella McCartney fez com que suas peças tornassem-se objetos de desejo.

A década de 80 foi um período bastante marcante para a história nesse contexto, não só no Brasil, como em todo o mundo.

Segundo o ponto de vista social, a década de 80 é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e, em relação à história da moda, é a época de culto ao corpo, da geração saúde e da “febre” da ginástica aeróbica. Época do surgimento de novos tecidos, como o stretch; época dos leggings e bodys; época das roupas ajustadas, cabelos armados e cores fortes. Alegre, esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo sofisticada, sensual e ousada, a moda dos anos 80 em seu contexto é talvez, reflexo da abertura democrática ocorrida na época.

É a abertura do mercado esporte na moda.

O maior desafio então para a uma marca que quer entrar nesse mercado cada vez mais competitivo, é entender os esportes, o mundo da atividade física, suas necessidades e traduzir isso em roupas e acessórios com cortes mais leves, mais confortáveis, associados às tendências de moda com design arrojado, modelagem bem trabalhada e tecidos inteligentes.

A moda do futuro também é feita obviamente, das relações com a tecnologia. É impossível fugir dos efeitos do aquecimento global. Então é vital buscarmos um novo caminho que aponte para a praticidade e a consciência diante disso. Isso significa roupas ventiladas, que mudem de forma, integrem iluminação e comunguem com outras possibilidades advindas da tecnologia.

Fernanda Farias
Estilista, coordenadora e consultora de Moda

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