O jornal O Estado de SP trouxe uma reportagem muito interessante sobre a mudança de valores do mercado de luxo brasileiro e internacional. Segundo a matéria, o luxo está em um período de transição com uma mudança de valores bem significativa, por conta da crise mundial. Antes, este mercado se importava com altos preços e exclusividade. Atualmente, passaram a se importar mais com a alta qualidade e raridade dos seus produtos. Há também uma mudança considerável no que diz respeito a uma maior preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social, com um maior incentivo às artes e causas sociais, como por exemplo, o Prada Transformer, que reuniu em um só lugar, arte, moda e cinema. Os consumidores do luxo estão muito mais preocupados com o valor agregado dos produtos que eles estão comprando. Agora, é chique dizer que a bolsa da grife tal é feita com material reciclável, por exemplo, e custar uma fortuna ou algo inovador e de boa qualidade de uma grife não tão hypada assim, mas que tem algo bacana intrínseco, como uma ação beneficente, por exemplo. Interessante.
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